• Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • YouTube
  • Pinterest

Endereço:

Av. Alberto Byington, 2381
São Paulo, SP 02127-002

 

secretaria@colegiomaap.com.br
Tel 1: 11-2636-3192
Tel 2: 11-2609-5147

MaapZap: 11-9320-30269

© 2017 Orgulhosamente desenvolvido por MAAP Designers

EDUCAÇÃO FINANCEIRA

EDUCAÇÃO FINANCEIRA - ENEF

Os livros desenvolvidos pela AEF-Brasil proporcionam conhecimentos em Educação Financeira que serão utilizados durante toda a vida.

Você pode acessar as obras, fazendo o  download, basta clicar nos botões abaixo.

Educação Financeira - 1º ANO

O material educativo voltado ao 1º ano de escolaridade compõe-se de um volume para o aluno, contendo roteiros de trabalho para cada um dos quatro projetos, e de um livro para o professor que apresenta e discute orientações pedagógicas para trabalhar os conteúdos em sala de aula.

Professor, este projeto tem como foco lançar as primeiras bases de um dos pensamentos fundamentais para a Educação Financeira, que é compreender os processos de produção para poder refletir a respeito dos custos financeiros e ambientais que acarretam. No primeiro contato com essa questão, as crianças conhecerão o ciclo de produção de um alimento natural: a batata.

Seu estudo perpassará noções de desperdício, consumo e lixo seletivo, tendo como elementos de ligação diversas informações e conhecimentos de outras áreas, como Artes, História, Cultura e Ciências.

Complementarmente, as crianças também entrarão em contato com a noção de precificação, na medida em que poderão observar o aumento da quantidade de moedinhas (simbolicamente representando o valor de cada etapa de produção da batata até chegar à nossa mesa) na história em quadrinhos apresentada.

Dica: Você pode também explorar a produção de outros alimentos naturais típicos da sua região ou simplesmente aqueles preferidos pelas crianças.

DOWNLOAD

LIVRO 1º ANO

Educação Financeira - 2º ANO

O material educativo voltado ao 2º ano de escolaridade compõe-se de um volume para o aluno, contendo roteiros de trabalho para cada um dos quatro projetos, e de um livro para o professor que apresenta e discute orientações pedagógicas para trabalhar os conteúdos em sala de aula.

Professor, este projeto tem como foco o entendimento do processo produtivo de industrialização do leite, que se inicia com a coleta da matéria-prima – o leite in natura – e termina com o descarte da embalagem em que ele chegou à nossa casa.

O projeto trabalhará noções de consumo/consumidor, produtor, distribuidor, preço, lucro, perda, fonte de renda e investimento, tendo como elementos de ligação diversas informações e conhecimento sobre diversas áreas, como Artes, Geografia, História e Ciências (diferentes animais produtores de leite; alimentos que utilizam leite em sua composição; materiais que transportam produtos industrializados – vidro, papel e plástico – e a coleta seletiva de lixo).

Dica: A leitura e a posterior “dramatização” da fábula “A leiteira e o balde”, com a sua moral: “não se deve contar hoje com o lucro de amanhã”, permitirá oportunidades de uso e de aplicação de importantes conteúdos da Educação Financeira, como: receita, despesa, investimento, planejamento, poupança e lucro, sempre – nunca é demais relembrar – numa perspectiva vivencial de nível bastante elementar.

DOWNLOAD

LIVRO 2º ANO

Educação Financeira - 3º ANO

O material educativo voltado ao 3º ano de escolaridade compõe-se de um volume para o aluno, contendo roteiros de trabalho para cada um dos quatro projetos, e de um livro para o professor que apresenta e discute orientações pedagógicas para trabalhar os conteúdos em sala de aula.

Professor, este projeto tem como foco compreender os processos de produção de um artigo industrializado para poder refletir a respeito dos custos financeiros e ambientais que acarretam.

Por meio do estudo do ciclo de produção da bola, as crianças começarão a entrar em contato com a noção de precificação, na medida em que verão aumentar a quantidade de moedinhas (simbolicamente representando o valor de cada etapa de produção da bola), na história em quadrinhos apresentada.

O estudo baseado na produção industrial do brinquedo bola perpassará noções de consumo, matéria-prima x produto industrializado, distribuidor, consumidor e coleta seletiva de lixo.

Além de analisar as melhores formas de se pagar – preço à vista ou a prazo, contribuindo para a formação de hábitos e atitudes financeiras positivas, o projeto mostrará que o estímulo da propaganda induz a compras baseadas no desejo e não na necessidade.

Dica: Adicionalmente, você pode também explorar a produção de outro artigo industrializado escolhido pelas crianças.

DOWNLOAD

LIVRO 3º ANO

Educação Financeira - 4º ANO

O material educativo voltado ao 4º ano de escolaridade compõe-se de um volume para o aluno, contendo roteiros de trabalho para cada um dos quatro projetos, e de um livro para o professor que apresenta e discute orientações pedagógicas para trabalhar os conteúdos em sala de aula.

Professor, este projeto tem como objetivo geral explicitar o processo de produção da cédula (papel-moeda) que se inicia na natureza e termina com diferentes possibilidades de reciclagem.

No início do projeto, as crianças conhecerão as cédulas e moedas que compõem o Real. O valor do dinheiro, que é um conceito muito importante em Educação Financeira, será explicitado; não apenas seu valor monetário, mas também o seu valor subjetivo. O estudo da história do dinheiro permitirá uma viagem através do tempo, enfatizando as mudanças nas moedas, cédulas e nos bancos, até os dias de hoje. Para que as crianças divulguem suas descobertas a respeito do dinheiro, contribuindo para a circulação do conhecimento, textos informativos serão produzidos.

A criação de um avatar vai ser o disparador e trará a oportunidade para a experimentação de situações de natureza financeira, como: decisões de consumo, de poupar, receitas, despesas planejadas e não planejadas, permitindo a criação de hábitos saudáveis para a construção de uma vida financeira responsável e um comportamento consciente.

Dica: Antes de começar este projeto procure saber se as crianças conhecem todas as cédulas e moedas de Real, e o significado do termo “cédula”. Pergunte se sabem o que está escrito e desenhado nas cédulas e se tais escritos e ilustrações são os mesmos em todas elas. Faça o mesmo em relação às moedas. Deixe que as crianças deem os seus “palpites” e, somente depois, convide-as a manusear cédulas e moedas de verdade.

DOWNLOAD

LIVRO 4º ANO

Educação Financeira - 5º ANO

O livro está estruturado em 3 histórias: duas se passam no presente e uma no futuro.

O tema principal das histórias é o Meio Ambiente com foco no consumo sustentável, que significa adequar os níveis e tipos de consumo para não exaurir os recursos renováveis e não renováveis do planeta, preservando o bem-estar das gerações atuais e futuras.Os conceitos de educação financeira estão entranhados no roteiro das histórias e nas regras.

O aluno ou grupo de alunos têm que tomar decisões em relação à rota que devem seguir. Nesse tipo de história o leitor decide qual será o curso de ação da personagem protagonista dentre duas ou três opções.

O Livro do Aluno de Educação Financeira do 5º ano é composto por três histórias. Cada história apresenta conceitos financeiros e propõe tarefas para que os alunos vejam sua aplicabilidade na vida cotidiana. No final das três histórias uma última tarefa é proposta como fechamento do Livro.

O tema principal das histórias é o Meio Ambiente com foco no consumo sustentável, que significa adequar os níveis e tipos de consumo para não exaurir os recursos renováveis e não renováveis.do planeta, preservando o bem-estar das gerações atuais e futuras. A conscientização para esta

questão é apresentada por meio do conceito dos 5 “R”s (Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar, Reciclar).

As histórias são apresentadas sob a forma narrativa conhecida como aventura-solo ou livro-jogo. Nesse tipo de história o leitor decide qual será o curso de ação da personagem protagonista dentre duas ou três opções.

Existem regras para definir o que acontece em função das escolhas. As regras foram estruturadas de forma a trabalhar os conceitos de Educação Financeira como, por exemplo, planejamento, estimativa, consumo, poupança, desperdício.

Dica: Sugere-se que o trabalho de Educação Financeira dê voz aos alunos e estimule-os a pensar de maneira própria, com capacidade para criar, concordar e discordar. A articulação dos alunos em trabalho grupal cooperativo ganha, assim, especial importância na sala de aula. O papel do professor nesse cenário é o de promover a interação grupal a partir, principalmente, do respeito mútuo.

DOWNLOAD

LIVRO 5º ANO

O TÁ O$$O é uma experiência educativa e divertida, reúne temas e conteúdos que discutem comportamentos importantes, como a administração consciente do dinheiro e o consumo excessivo.

Baixe o jogo e viva uma experiência diferente!

Jogue também pela Web.